O governo brasileiro informou que as questões políticas e diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos passarão a ser tratadas diretamente entre o chanceler Mauro Vieira e o novo secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, indicado pelo presidente Donald Trump.
Segundo o Itamaraty, a decisão visa manter o canal de diálogo institucional aberto, ao mesmo tempo em que as discussões comerciais e tarifárias voltarão a ocorrer em nível técnico entre as equipes econômicas dos dois países.
Fontes do Ministério das Relações Exteriores afirmam que a gestão Trump “virou a chave” na condução das negociações, buscando redefinir prioridades e reavaliar acordos firmados durante o governo Biden. Entre os temas em análise estão as tarifas sobre produtos agrícolas, metais e biocombustíveis, setores estratégicos para o Brasil.
O chanceler Mauro Vieira destacou que o Brasil continuará defendendo um relacionamento pragmático e equilibrado, baseado em interesses econômicos e na cooperação entre as duas maiores economias do continente.
A nova fase das relações bilaterais deve incluir reuniões técnicas ainda neste semestre, com foco em ampliar exportações brasileiras e garantir estabilidade nas regras comerciais entre os dois países.
